A qualidade de vida no trabalho, também chamada de QVT atualmente está sendo um assunto de relevância para empregadores e empregados.
Com o crescimento da globalização e o aumento no número de exigências das habilidades de um candidato à vaga de emprego, alguns conceitos foram mudando e se tornando mais importantes.
No lugar de apenas obedecer a uma chefia e fazer seu trabalho de qualquer forma, hoje existe a preocupação com o ambiente que é oferecido para o desempenho das funções.
As empresas estão mais engajadas em proporcionar ambientes saudáveis, pois aprenderam que isso faz com que os funcionários produzam mais e alcancem alta perfomance.
Foi-se a época que uma sala com paredes brancas e carpete escuro era o ambiente ideal para as pessoas trabalharem.
Hoje, além de ações mais efetivas e humanizadas, muitas empresas levam em conta até a decoração do ambiente para que haja mais produtividade.
Qualidade de vida no trabalho – O que está englobado nesse conceito
Para ter uma visão mais ampla da questão é preciso entender que existem quesitos a serem realizados pela empresa e também pelos colaboradores.
Sabe quando você analisa uma vaga de emprego e logo quer saber quais são os benefícios oferecidos?
Pois é! Cada vez mais essa lista está aumentando, porque com mais liberdade para oferecer seus serviços, é preciso oferecer diferenciais para atrair candidatos realmente bem qualificados.
Veja abaixo quais são os principais conceitos por parte da empresa quando falamos de QVT.
1 – Segurança e saúde
É o primeiro quesito que as empresas precisam se preocupar, principalmente quando falamos de ambiente industrial.
Mais que fornecer apenas os EPI´s de praxe e padrão, é preciso acompanhar os trabalhadores para entender suas funções e ver como é possível deixa-los ainda mais seguros.
Oferecer planos de saúde abrangentes também é uma forma de deixar os colaboradores mais descansados em relação à sua saúde e da família.
2 – Plano de carreira
É importantíssimo que os colaboradores possam crescer dentro da empresa e terem a oportunidade de alcançarem cargos mais altos e melhores salários.
Sem dúvida, as empresas que oferecem isso estão mais propícias a terem uma baixa rotatividade de funcionários, o que é muito bom em curto e medio prazo.
Quando o colaborador sabe que poderá crescer, ele acaba se dedicando mais e produzindo melhor.
3 – Ambiente físico
Oferecer um ambiente de trabalho bonito, arejado e alegre também faz com que as pessoas tenham mais produtividade.
É importante ter um refeitório, ou um local onde as pessoas possam fazer refeições, fazendo com que não precisem lanchar nas suas estações de trabalho.
Levar em conta objetos decorativos, tapetes, sofás, também faz com que a empresa tenha mais uma cara de “casa” deixando tudo mais à vontade.
4 – Liberdade de expressão
Os funcionários precisam ter a oportunidade de externar suas opiniões acerca dos processos que enfrentam no dia a dia.
Poder externar um descontentamento, ou dar uma ideia para executar melhor uma tarefa é muito importante para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Manter um relacionamento franco com todos os colaboradores ajudará na confiança mútua e melhor disposição nos relacionamentos interpessoais.
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5 – Acompanhamento profissional para mais qualidade de vida
Ter um profissional capacitado de RH é fundamental para fazer a ponte entre colaboradores e alto escalão.
Também é um local seguro para as pessoas falarem de seus problemas pessoais que podem afetar diretamente seu desempenho na empresa.
Os colaboradores também precisam entrar com sua parte para tudo ficar equilibrado:
1 – Foco e disciplina
Quando você trabalha em uma empresa considerada “top”, também precisa fazer sua parte para merecer todo esse conforto e qualidade.
Estar sempre focado quando está trabalhando, e manter uma disciplina é importante para ter reconhecimento por parte do empregador.
2 – Qualificações
Sempre prime por se dedicar a melhorar as qualificações para realizar melhor suas tarefas e também ser bem sucedido na carreira.
Inclusive, muitas empresas oferecem cursos de capacitação e é importante sempre participar de tudo que possa melhorar suas habilidades.
Lembre-se que funcionários mais capacitados tem mais chance de serem promovidos e ganharem melhor.
3 – Bom relacionamento com os colegas
Preze sempre por se relacionar bem com colegas evitando fofocas no ambiente de trabalho e também fora dele.
Procure sempre ter um bom acesso a seus superiores, porque isso é importante para o momento que precisar se expressar mais especificamente.
Tenha certeza de sempre ser agradável, educado(a) e respeitar todos os colegas, seja qual for o cargo que ocupem.
4 – Horário e prazos
É importante cumprir sempre seu horário de trabalho, e quando faltar avisar o departamento responsável e também seu superior imediato.
Quando precisar entregar algum trabalho específico, sempre analise se o prazo oferecido é suficiente, e caso não seja, mostre educadamente que não é.
Agindo dessa forma não correrá risco de criar falsa expectativa para a chefia e também não precisará se desdobrar para cumprir um prazo impossível. Desejo que esse artigo sobre qualidade de vida no trabalho seja útil para você entender que hoje em dia esse conceito é amplamente aplicado nas empresas e que deixou de ser uma utopia para os trabalhadores.