Ter renda passiva é o sonho de todas as pessoas, porque na verdade temos medo de ficar desguarnecidos financeiramente durante a vida.

Ficar sem dinheiro é uma das piores coisas que pode acontecer, pois sem ele não conseguimos desenvolver nada na vida, então é sempre bom produzir ativos para ter como ganhar renda passiva ao longo do tempo.

Esse termo é sempre muito mal interpretado, pois as pessoas acreditam que seria algo ilícito, ganhar dinheiro sem trabalhar, ou trabalhar bem pouco.

Mas, na verdade, grandes especialistas e os escritores modernos de auto ajuda, pregam largamente esse conceito.

Livros como Pai Rico, Pai Pobre e Os Segredos da Mente Milionária, mostram que a única forma de ter tranquilidade e liberdade financeira é criando várias fontes de renda.

Mesmo que essas fontes sejam pequenas, é melhor do que ter apenas uma fonte de renda com ganhos enormes. 

Isso porque se a fonte de renda, por algum acaso, acabar você ficaria sem nada.

Enquanto se alguma fonte de renda menor tiver problema, ainda terá outras para suprir as necessidades.

O que é renda passiva

Antes de mais nada vamos colocar um conceito para o termo. 

Como o próprio nome diz, renda passiva é todo dinheiro que entra sem que precisemos trabalhar, ou fazer algum esforço para isso. 

Veja que, pelo conceito, parece mesmo que é algo ilícito, mas a verdade é que esse tipo de renda não acontece da noite para o dia. 

É preciso construir ativos para que um dia eles gerem dinheiro sem você precisar fazer força, pois o trabalho já foi feito anteriormente. 

Então, na verdade, você vai trabalhar no começo, e somente depois de um tempo é que esse dinheiro virá passivamente.

O que são ativos

Partindo para uma parte mais ampla e característica da renda passiva, temos o conceito de ativos.

Ativos são patrimônios desenvolvidos para geração de renda.

É muito importante entender aqui que o salário ganho mensalmente não é um ativo, pois é preciso trabalhar para recebe-lo, além de não ser algo realmente seguro.

Com a chegada e consolidação do marketing digital é seguro dizer que hoje, é possível ter uma infinidade de ativos digitais que são os melhores para gerar renda passiva.

Isso porque o comércio digital só tende a crescer para o futuro e tudo que for feito para ajudar o público, será um negócio de sucesso certamente.

Como você precisa pensar para ter uma renda passiva recorrente

Antes de sair por aí criando projetos aleatórios e ficar esperando o dinheiro surgir, é importante ter a mentalidade correta para desenvolver tudo isso.

Eu sempre falo que trabalhar na internet não pode ser levado como hobby, ou como uma renda extra, mas sim como um negócio em longo prazo. 

Por isso, a primeira coisa que precisa incutir na sua mente é que está desenvolvendo um empreendimento e não um quebra galho. 

Quanto mais você levar isso a sério e se dedicar na criação dos ativos, mais chances terá de ter uma renda muito substancial no futuro. 

Pense que a cada ativo desenvolvido o dinheiro que vier dará liberdade para fazer as coisas que sempre desejou, e também dar conforto e tranquilidade para sua família. 

Assim, a mentalidade tem que ser de criação de negócio, para que as ações que forem realizadas tragam resultados durante muito tempo.

12 formas de ganhar renda passiva e ter liberdade financeira

 

Agora que você já sabe o que é renda passiva, ativos e qual mentalidade necessária para ter liberdade financeira, está na hora de conhecer 9 tipos de ativos para geração de dinheiro passivo. Vamos lá?

1 – Investimentos

De todas as rendas passivas, ter carteiras de investimentos é a mais passiva de todas, porque aqui você irá apenas investir o dinheiro.

É claro que é muito importante contratar um profissional que entenda do mercado de ações, e também dos tipos de investimentos mais rentáveis.

É necessário descobrir seu perfil de investidor para montar uma carteira que esteja compatível com seus desejos.

Existem muitos tipos de investimentos, como no tesouro direto, CDB´s, e outros papéis que são negociados pelas empresas e pelos bancos.

A forma mais básica e comum de investimento é a poupança, mas devido a seu valor de juros ser extremamente baixo, não é muito recomendada.

2 – Moeda estrangeira

A compra e venda de moeda estrangeira também é um investimento muito lucrativo e que gera renda passiva.

Isso porque com uma carteira forte com vários tipos de moedas de valor alto non mercado, quando o momento se torna propício basta vender um lote de notas.

Aqui também é importante contar com as indicações de um profissional e trabalhar com uma empresa de câmbio idônea, para não ter problemas.

Esses tipos de investimento geram pagamento de impostos e taxas, então fique atento para não fazer nada fora da legalidade.

3 – Mercado imobiliário

Sabia que mesmo quem tem pouco dinheiro para investir pode trabalhar com o mercado imobiliário?

Atualmente existem fundos de investimentos onde a pessoa “compra” uma parte de um prédio comercial

Geralmente um shopping, ou edifício de escritórios e depois ganha dinheiro recebendo sua parte correspondente dos alugueres desses locais.

Para cada prédio/local é montado um grupo de investidores, assim os valores de cada um não precisam ser muito altos.

Normalmente esses grupos possuem uma pessoa que gerencia, mostrando e analisando os montantes de locação para cada investidor.

Dependendo do dinheiro que tem disponível, dá para participar de vários grupos e aumentar o capital rapidamente.

4 – Locação de imóveis

Ainda dentro do mercado imobiliário, quem gosta de trabalhar com compra e venda de imóveis também tem aqui uma forma de renda passiva que existe há bastante tempo.

Você pode investir seu dinheiro na compra de imóveis para revenda, ou para locação.

Receber aluguel de imóveis é outra forma bem passiva de renda, pois colocando uma imobiliária para administrar, precisará apenas receber os pagamentos.

Comprar um lote grande e fazer vários imóveis comerciais, ou residenciais, para locação, criará um patrimônio substancial em médio e longo prazo.

5 – Mini sites

Entrando no trabalho através da internet, temos a criação de mini sites como exemplo de ativo para criação de renda passiva.

Mini sites são páginas na internet que promovem um produto específico, e o ganho será através de comissões do mercado de afiliados.

Você encontra um produto que resolva uma dor forte de um determinado grupo de pessoas (público), monta um artigo falando desse produto e coloca seus links de afiliado. 

Cada vez que uma pessoa comprar o produto através do seu link, você ganhará uma comissão. 

Diferente do blog que precisa ser alimentado constantemente com conteúdo, o mini site recebe conteúdo uma única vez e fica publicado na internet para sempre, gerando vendas automáticas.

6 – Vídeos

Ter um canal no youtube para promover produtos também é uma forma de criar um ativo para geração de renda passiva.

O mais interessante é que existem maaneiras de criar vídeos onde nem precisará aparecer, podendo criar vários canais em nichos completamente diferentes.

Cada vídeo tem uma descrição, e é onde você colocará o link de afiliado do produto que estiver promovendo.

Perceba que aqui, quanto mais canais e quanto mais vídeos, mais aumentam as chances de vender e ganhar comissões.

Às vezes, quando um vídeo viraliza, ele continua gerando renda mesmo depois de muitos anos postado.

Seu Negócio Online começa aqui

Este é o treinamento que já ajudou milhares de Empreendedores Digitais a realizarem o sonho de ter seu Negócio Online e Ganhar Dinheiro na Internet.

7 – Artigos de conversão no blog

Para quem já trabalha no marketing digital e tem blog, fazer artigos de conversão (vendas) é uma forma de criar renda passiva.

Isso porque esse tipo de artigo fala de um produto específico, e sempre que alguém clicar nos links do texto e fizer a compra, entra uma comissão para seu bolso.

Basicamente são textos que usam linguagem persuasiva e possuem chamadas para ação, mostrando para as pessoas o que elas precisam fazer para adquirir o produto que está sendo ofertado.

Escolha produtos que tenham haver com seu nicho de mercado, e crie esse tipo de artigo para alavancar seu negócio e sua renda.

8 – Compra de blogs

Com o crescimento do marketing digital, alguns empreendedores começaram a criar blogs para venda.

A diferença desses blogs para os que já estamos acostumados, é que eles já estão gerando renda (geralmente com Adsense).

Assim, adquirir esses blogs já prontos é uma forma de investir em um patrimônio que já é rentável, sem precisar criar nada do zero.

CLARO que depois é preciso dar manutenção nesses sites para que eles continuem recebendo visitas e gerando renda.

9 – Criação de e-books

Criar e-books para venda, ou para isca digital também é uma forma muito inteligente de ter ativos gerando renda passiva

Encontre nichos de mercado rentáveis e crie e-books que resolvam alguma dor do público. 

Uma ideia muito interessante aqui é comprar um lote de e-books PLR que são livros com direito de revenda. 

Existem muitos sites americanos que vendem esses livros, e aí você precisará apenas traduzir e criar uma página de vendas para o e-book. 

Criando livros para isca digital você coloca seus links de afiliado no e-book e sempre que alguém fizer uma compra, a comissão será sua. 

Aqui também vale a recorrência, quanto mais livros criados, mais renda passiva você gerará.

10 – Criação e venda de imagens

Sabe esses sites onde pegamos imagens gratuitas para nossos projetos online?

Então, a maioria deles trabalha com imagens que são colocadas pelos usuários.

Um exemplo disso é o pixabay. O pagamento pelo uso dessas imagens é feito pelos usuários que as baixam, mas como não é obrigatório, é uma renda incerta, mas possível. 

Quanto mais imagens você colocar, e que sejam mesmo úteis para as outras pessoas, terá mais chances de ganhar um “café” de algum usuário agradecido. 

Dê uma pesquisada em como funcionam as políticas desses sites e comece hoje mesmo criar imagens e fotos para colocar neles. 

Dá para criar imagens no Canva, que é uma plataforma gratuita para criação de imagens de todos os tipos.

11 – Adsense 

Quem tem blog, mini site e canal no Youtube pode (e deve) se inscrever no Google Adsense para monetizar as páginas.

Essa é, talvez, a forma mais antiga de ganhar dinheiro na internet e que funciona até hoje.

Para conseguir um bom dinheiro com cliques nos anúncios que são veiculados nas páginas/vídeos é importante ter muitas visitas no blog/canal.

Quanto mais visitantes, mais chances de as pessoas clicarem nos anúncios, ou mais facilidade para gerar o número mínimo de impressões que o Google remunera. 

Alguns empreendedores criam blogs de nicho apenas para monetizar com o Adsense, tendo vários ativos criando renda passiva para eles.

12 – Área de membros

Outra ativo que é bem interessante para geração de renda é a área de membros.

Você pode colocar material inédito de um determinado nicho de mercado para download, ou ainda disponibilizar traduções de material de estudo, ou qualquer outro tipo de informação que as pessoas pagariam para obter.

A renda passiva virá do pagamento de uma mensalidade para ter acesso a esse material específico.

Faça um valor bem acessível e entregue material de valor para que as pessoas tenham interesse em continuar pagando a mensalidade.

Aqui, será necessário ir criando materiais novos para manter a atenção do público, mas será muito mais fácil que criar blogs/sites do zero todos os meses.

Opção Extra para Gerar Renda Passiva

SEO local

Se você entende de SEO, sabe que o SEO local é aquele onde as pesquisas contém uma localidade específica, como por exemplo: padaria em Belo Horizonte.

Esse tipo de pesquisa é bem direcionado e quem tem sites e blogs bem ranqueados para esses termos, pode vender espaço para que comerciantes dessas regiões façam propaganda.

Por exemplo, você mora no bairro amarelo, então cria um site para ranquear palavras chave como oficina mecânica no bairro amarelo, ou lavanderia no bairro amarelo.  

Tendo esse site ranqueado na primeira página do Google, vá atrás dos comerciantes do seu bairro e ofereça espaço no site para que eles coloquem anúncios de seus negócios. 

Esses espaços também terão cobrança mensal, gerando renda para você e mais clientes para quem estiver anunciando.

10 Formas de Gerar Renda Extra na Internet Trabalhando em Casa

A internet nos traz muitas possibilidades e quando o assunto é renda extra encontramos diversas formas de ganhar renda extra na internet, renda extra online.

Se você procura opções de renda extra na internet, nesse vídeo eu trago 10 formas de ganhar renda extra na internet trabalhando em casa.

Você vai gostar de ler também: Ganhar Dinheiro na Honestamente é possível?

Espero que você tenha gostado dessas dicas para criação de renda passiva e que consiga pensar e encontrar uma forma de criar muitos ativos digitais para assegurar sua liberdade financeira.