Desenvolver a autorresponsabilidade é a melhor maneira de se tornar o dono absoluto da sua vida.
Entender que somos as únicas pessoas responsáveis pelo que acontece na nossa vida é fundamental para se livrar de padrões sociais estereotipados.
É comum culparmos as coisas externas pelos nossos fracassos, ou quando alguma coisa dá errado, o que acaba deixando a pessoa em eterna dependência.
Isso causa engessamento das ações, pois nunca se sabe quando algo, ou alguém, aparecerá para atrapalhar os planos.
É importante perceber que dentro de um contexto estudado na mecânica quântica, nós somos os criadores de nossa realidade, e o mundo externo realmente não existe.
Assim, quanto mais cedo entendermos isso e começarmos a aplicar na nossa vida, mais conseguimos nos libertar dos padrões e viver uma vida mais produtiva e prazerosa.
Dentro do ambiente de trabalho é fundamental, antes de apontar um culpado por algo que deu errado, olhar-se e perceber o que você não fez para que o resultado fosse diferente.
Fugindo da Autorresponsabilidade
Veja alguns exemplos quando culpamos os outros por nossos fracassos:
- Nossa, o cara do Uber deu a maior volta, por isso cheguei atrasado e perdi a chance de fazer a prova.
- Puxa! A manicure enrolou pacas hoje, me fez chegar atrasada na volta do almoço.
Veja, nos dois casos as ações corretas e autorresponsáveis seriam:
- Eu saí de casa em cima da hora, por isso cheguei atrasado para a prova.
- Eu demorei muito no restaurante, assim a manicure teve menos tempo para fazer minha unha na hora do almoço.
Percebe, como fica mais honesto assumir que a causa dos atrasos dos exemplos, foram as pessoas e não a manicure e o motorista do aplicativo?
Quando você aprende assumir sua responsabilidade dentro dos processos, deixa de se esconder na sombra dos outros, que realmente não tem nada haver com seus atrasos e desculpas.
A partir desses exemplos podemos dizer que autorresponsabilidade é a capacidade de sempre se colocar como o protagonista das situações da sua vida, sejam positivas, ou negativas.
Dessa forma você consegue se colocar como uma pessoa mais clara e objetiva, gerando confiança nos outros com quem convive.
Autorresponsabilidade – Como desenvolver essa característica?
O caminho para ser autorresponsável é cheio de perguntas que levam ao autoconhecimento, elevam a autoestima, aumentam a produtividade e culminam na alta performance.
Podemos dizer que desenvolver essa capacidade é o primeiro passo para se conhecer mais e criar mais empatia dentro dos relacionamentos.
A partir de 6 lei fundamentais, podemos desenvolver a autorresponsabilidade de forma assertiva:
6 Leis fundamentais
1 – Crítica
Se a única coisa que você tem para fazer sobre o outro é criticar, então é melhor ficar calado.
SEMPRE se pergunte o que você poderia ter feito para minimizar a situação, ou ainda como poderia ter agido de forma efetiva para mudar o resultado que foi obtido.
2 – Reclamações
Antes de reclamar de um resultado ruim obtido, pense no lado inverso e encontre uma forma de resolver a questão, com sugestões construtivas.
Normalmente, quando as coisas já não estão boas, reclamar só aumentará o problema, além de causar mal-estar em todos os envolvidos.
3 – Culpabilidade
Como você viu nos exemplos acima, é muito fácil apontar o dedo para outras pessoas, para esconder as coisas que fazemos errado.
Ao invés de ficar procurando pessoas para culpar, trate de encontrar maneiras de resolver a questão definitivamente.
4 – Vitimismo
Pessoas que não são autorresponsáveis costumam se colocar sempre como a eterna vítima, aquela a quem tudo dá errado, por mais que se esforce.
Veja que é muito melhor se colocar em evidência sendo um vencedor, ou ser reconhecido por ser a pessoa que traz soluções e não mais problemas.
Leia também: Autoestima, o que é e como aumentar para ser mais feliz?
5 – Justificativas
Errar é humano, persistir no erro é burrice, já diz o ditado.
Agora, imagine que cada erro é uma chance de aprender algo novo, e principalmente, entender que será necessário agir de forma diferente, para obter novos resultados.
6 – Julgamentos
É bem fácil julgar as outras pessoas quando não temos muita certeza das nossas próprias ações dentro dos processos.
Ao invés de fazer, olhe para si mesmo e veja qual seu papel dentro da questão, e como você poderia ter agido de forma mais eficaz a fim de conseguir um resultado excelente.
Veja, que aplicando essas 6 leis básicas, você entra em um processo profundo de autoconhecimento, aprendendo a ver a si mesmo como o centro de tudo e entendendo que para melhorar basta se responsabilizar.
O empresário e coach de performance Paulo Vieira, presidente da Febracis, escreveu o livro O Poder da Autorresponsabilidade, onde aborda de forma prática e efetiva cada uma dessas leis.
A partir dos ensinamentos do livro é fácil desenvolver a autocrítica e perceber que o sucesso e a vida que você deseja ter está apenas esperando você tomar posse dela.
Desejo que esse artigo sobre autorresponsabilidade ajude você a começar trilhar o caminho do autoconhecimento e com isso viver a vida incrível que veio aqui para viver!